Descrição do Curso
Forma Hibrida: virtual e presencial.
Coordenação: Prof. Me. Carlos Kiss - Mestre em Artes da Cena IA-UNICAMP, especialista em cultura tradicional moçambicana ISArC de Moçambique.
Valor: R$ 150,00 https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/curso-de-cosmologia-e-expansao-da-civilizacao-bantu/D95602742T?sck=HOTMART_SITE&search=b585525c-d1f2-4266-8daa-fdacbf091d7b&hotfeature=33 ou https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-cosmologia-e-expansao-da-civilizacao-bantu/2648254
SABADOS: DIAS 5 , 12, 19, 26 OUTUBRO / 9,16,23,30 DE NOVEMBRO, 18 H AS 20H
APOSTILADO E COM CERTIFICADO
Informações: https://xn--espaoarteafricana-dsb.com.br/nossos-cursos
Whatsapp: 19 999697580
Assim que fizer a inscrição, preencha o formulário: https://forms.gle/eBbNkXLrtwwq9HuE6
O curso tem como meta preservar e disseminar o conhecimento da cosmologia, filosofia e espirituosidade da civilização BaNtu, promovendo uma conscientização histórica profunda.
O objetivo da cosmologia BaNtu é manter o equilíbrio e a harmonia entre as pessoas, a natureza e o mundo espirituoso, assegurando o bem-estar individual e coletivo.
Através do processo histórico da civilização Bantu, reconstruindo as relações com identidades civilizatórias e de nação, destruídas durante o processo de sequestro e escravização dos povos negros de origem BaNtu.
Modulo:
Cosmo percepção da civilização BaNtu
Energia Primodial e Energia Vital
Ancestralidade
Expansão da Civilização BaNtu
Ritos e Cerimonias
Tecnologia BaNtu que transformaram o ocidente
Cada aula terá duas horas de duração divididas em 1 hora de explanação sobre o tema da aula e 1 hora para perguntas e dúvidas.
No final da aula ser solicitado que na próxima aula seja entre um resumo da aula anterior, contando como 4 horas de atividades. As dúvidas poderão ser apresentadas na parte final de cada aula reservada para os questionamentos.
O tempo de cada pessoa para expor as dúvidas será de 3 minutos para que todos tenham oportunidade de se expressar, as dúvidas poderão ser realizadas também por escrito.o numero máximo de participante por turma : 30
COSMOLOGIA E EXPANSÃO DA CIVILIZAÇÃO BANTU
COSMO PERCEPÇÃO
A Cosmo Percepção BaNtu refere-se ao conjunto de princípios, filosofias, práticas espirituosas e percepções sobre o universo e a vida dos povos BaNtu, um grupo nação-linguística que abrange uma grande parte da África Subsaariana. Essa percepção de mundo é enraizada na interconexão entre o mundo material, espiritual, e a ancestralidade, valorizando a harmonia entre os seres humanos, a natureza e os espíritos.
Alguns dos principais elementos da cosmologia BaNtu incluem:
Ancestralidade: Os ancestrais têm um papel central na cosmo perpectiva BaNtu. Eles são vistos como protetores e energias equilibradoras para vivos. O respeito e a culto aos antepassados são fundamentais para garantir equilíbrio e harmonia na vida cotidiana.
Força Vital (Nzambi, Muntu ou Vitalismo): Há uma crença profunda na "força vital", uma energia ou essência que permeia todos os seres vivos e o universo. Essa força é a responsável pela vida, e o objetivo é manter a harmonia e o equilíbrio dela.
Ciclo da Vida: A vida é vista como um ciclo contínuo, onde nascimento, morte e renascimento são partes integradas da existência. A morte não é o fim, mas uma transição para outra forma de energia existencial.
Natureza e Interdependência: Os povos BaNtu acreditam na profunda interdependência entre seres humanos, natureza e o cosmos. Elementos naturais como rios, montanhas, árvores e animais possuem significados espirituosos e são vistos como manifestações do poder divino.
Deuses e Espíritos: Embora muitas tradições BaNtu acreditem em uma energia primordial chamado de Nzambi, Mulungu ou outros nomes conforme a região, há também uma crença em energias menores que governam diferentes aspectos da natureza e da vida.
Ritos e Cerimônias: Ritos de passagem (como nascimento, casamento, iniciação e morte) são essenciais para manter o equilíbrio e a harmonia entre o mundo físico e espirituoso. Esses ritos costumam incluir danças, música, oferendas e invocação dos ancestrais.
CARLOS ALBERTO VIEIRA SOARES (CARLOS KISS)Ator, bailarino, coreógrafo, Pesquisador de Dança Negra, Mestre Dança Negra no Programa Artes da Cena IA/UNICAMP, Bolsa CAPES. Graduado em pedagogia na Faculdade de Educação UNICAMP (Campinas). Dancei, estudei, ministrei aulas, conferencista e coreografo em todos os continentes,, Coordenador do Projeto: Dança, Educação e Autoestima = Cidadania /O Brasil que queremos, na Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP (1996 a 2003). Idealizador e Coordenador do Projeto: Portal para a Cidadania, premiado e financiado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos/ Ministério da Justiça (2001). Professor da rede Estadual de Educação de São Paulo, Professor de Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Campinas de 2003/2008, Professor da rede Municipal de Hortolândia 2007 a 2010, professor da rede municipal de Jundiaí em 2018.Especialização em Educação Popular (UNESP). Pesquisador de Danças populares brasileiras e contemporâneas de origem negra, com vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu várias Bolsas de estudos para aprimoramento profissional e divulgação cientifica na área de dança e educação, no Brasil e exterior, entre elas estão: Bolsa Reitoria UNICAMP (1997) Finlândia, Alemanha, Suécia e Noruega., Bolsa FAEP (1998,1999,2000) Portugal, Espanha, França, Estados Unidos. ,Bolsa Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitário /UNICAMP (2001) para a África do Sul. Participou como fundador e idealizador os seguintes grupos e espaços culturais: o Grupo Revolução de Artes Cênicas (1984), Grupo de Dança e Teatro do DCE-PUC Campinas (1996), Carlkiss Dance - Companhia de Dança Negra Contemporânea (2005). Grupo de Dança do Cursinho do DCE- UNICAMP (1999) , Casa de Cultura Tainã (1989). Presidente do Conselho da Federação Campineira de Teatro (1990 -1992), Presidente da Federação Campineira de Teatro (1992 /1994), Conselheiro de Cultura de Campinas (1990 / 1992) Coordenador Geral do I, II e II Ciclo de Debates sobre a Consciência Negra, ocorrido no Centro de Convivência (1990), Teatro Castro Mendes (1994), UNICAMP (1995)- Campinas, Coordenador do Encontro Regional de Entidades Negras (1997) Amparo. Delegado pelo Brasil e UNICAMP e ministrou cursos de Dança no 7 Congresso Internacional da daCI-UNESCO, em Kuopio, Finlândia (1997). Delegado, Palestrante e ministrou curso de dança no Congresso de Dança: Continentes em Movimento, em Lisboa Portugal (1998) Palestrante do Congresso Nacional de Ciências e Educação, Faro Portugal (1999) Participou de Intercambio UNICAMP / CARLKISS DANCE com o Ballethinic Dance Company- Atlanta- Estados Unidos, 2000 -. Delegado e Palestrante no Conferencia Mundial Contra a Discriminação Racial da ONU- em Durban-2001 - África do Sul. Delegado e ministrou curso de dança no 9 Congresso da daCI- UNESCO , em Salvador- Bahia, (2003) . Palestrante no 1 Congresso Internacional de Educação Especial em PORTO, Portugal (2009) Ministrou Workshop, palestra, na daCI/WDA Conference, em Taipei- Taiwan, (2012). Espetáculo: Two Ways, One Place, na daCI/WDA Conference, em Taipei- Taiwan (2012), XVI Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe (2013), Antalya/Turquía. USP/ FFLCH- 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR- DIVERSIDADE E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, ESPETÁCULO - BRASIL (2013)- SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, IFCH/UNICAMP - ESPETÁCULO: BRASIL E MINI CURSO DE DANÇA NEGRA CONTEMPORÂNEA (2013). III Conferência Internacional: Dinâmicas Sociais em África. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo/Moçambique (2014) Palestra, workshop e Espetáculo: Vivências de Danças Negra Contemporânea (2014), Espetáculo: Vivências de Danças Negra Contemporânea, MUSEU DO APARTHEID AFRICA DO SUL (2014) - Espetáculo: Vivências de Danças Negra Contemporânea, CENTRO CULTURAL BRASIL /MOÇAMBIQUE , MAPUTO, MOÇAMBIQUE (2014). Coordenador Centro de Pesquisa e Montagem coreográfica de Dança e do Intercambio Internacional de Dança Negra
currículo completo: https://lattes.cnpq.br/0076555977161467