PRÊMIO SANTANDER/ DERI/UNICAMP 2022/2023 DANÇA

Em 2022, Carlos Kiss, foi indicado ao Premio Santander/DERI/UNICAMP, pelo Instituto de Artes da UNICAMP, na area de dança, sendo contemplado com Bolsa Internacional de Pesquisa de Pós-graduação, desenvolvida no Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique realizado de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.

A Pós-graduação foi no aprofundamento e especialização na Dança Xigubo e na Cultura e Arte Moçambicana, a Orientação foi da Profa. Dra. Gina Monge Aguilar e da Profa. Dra Larissa Turtelli do Instituto de Artes da Unicamp, com a supervisão do Prof. Dr. Filimone Meigos Reitor do Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique (ISArC).

A pesquisa foi desenvolvida com revisões bibliográficas, praticas técnicas coreográficas.

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Superior e em Benfica, no Intercambio Internacional de Dança Negra.

HISTORICO DA ISARC

O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) é a primeira instituição de ensino superior na área das artes e cultura em Moçambique. A sua sede está localizada na Machava, na Cidade da Matola. O ISArC é uma pessoa colectiva de direito público, de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica, e que goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. O ISArC foi criado através do decreto número 45/2008 de 26 de Novembro, tendo actualizado o seu estatuto orgânico através do Decreto n.º 65/2013 de 11 de Dezembro. O ISArC iniciou as suas actividades lectivas no ano de 2010, com três programas de licenciatura, sendo em Design, em Artes Visuais e em Animação Cultural, tendo sido acrescentados, em 2015, os programas de licenciatura em Cinema e licenciatura em Dança. O ISArC funciona, neste momento, com duas faculdades, a Faculdade de Estudos da Cultura e a Faculdade de Artes.

INTERCAMBIO INTERNACIONAL DE DANÇA NEGRA 2022